15 de jul de 2016

Dica - Logout Automático

Já aconteceu comigo, algumas vezes, de minha interface gráfica travar. Quando acontece isso, eu abro um TTY usando CTRL+ALT+F1, faço login como root e mato o Xorg. A interface gráfica volta ao normal e eu não preciso reiniciar.

O problema é que as vezes eu esqueço de fazer logout no TTY que tinha aberto, e ele fica logado como root. Então encontrei uma dica nesse site:

http://www.cyberciti.biz/faq/linux-tmout-shell-autologout-variable/

Basicamente você define uma variável chamada TMOUT com o a quantidade de segundos de inatividade a esperar antes de realizar um logout automático. Basta você editar o arquivo /root/.bashrc e incluir uma linha como abaixo:

TMOUT=30
readonly TMOUT
export TMOUT

Faça isso para todos os usuários que desejar. Assim, após 30 segundos de inatividade, a sessão será fechada.


Para evitar que o o gnome-terminal também feche após o tempo, coloque o seguinte código

TTY_TMP=$(tty)

if [[ "$TTY_TMP" == /dev/tty* ]] ; then
    TMOUT=30
    readonly TMOUT
    export TMOUT
fi



Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário